Conheça nossos serviços

Documentos Necessários para o Registro de Óbito

Requerimento - Obrigatório para o Registro de Óbito

Informações

- Comparecer ao cartório com o requerimento preenchido;

- Declaração de Óbito emitida por Instituição de Saúde ou pelo Instituto Médico Legal (IML);

- Documento pessoal do falecido que comprove seu estado civil, conforme exigido pelos Artigos 106 e 107 da Lei 6.015/73;

- O declarante precisa informar o local de sepultamento, se o falecido deixou bens a serem inventariados, a existência de testamento, se era eleitor e sua zona eleitoral, além de mencionar a existência e o primeiro nome de cada um dos filhos vivos;

- É necessário fornecer também a profissão, naturalidade e o último endereço dos pais do falecido;

- ⁠Se o óbito for por morte violenta deverá obrigatoriamente passar pelo IML;

- Para cremação, é obrigatório um atestado de óbito assinado por dois médicos ou por um médico legista. Em casos de morte violenta, a cremação deve ser autorizada por autoridade judiciária, conforme o Artigo 77, Parágrafo 2º da Lei 6.015/73;

- O registro de óbito deve ser feito em até 15 dias após o falecimento.

Observações:

- Em casos de união estável, o falecimento não altera o estado civil para viúvo(a). A união estável deve ser comprovada por sentença declaratória ou escritura pública bilateral para ser mencionada no registro de óbito.

Image
Image
Image

Consulte nossos canais de atendimento

Por favor, preencha o campo obrigatório.
Por favor, preencha o campo obrigatório.

Cartório do 2º Ofício de Registro Civil,
Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas 
de Brasília/DF